terça-feira, 10 de agosto de 2010

“DEUS ME LIVRE DE CANTAR ESSAS COISAS”

Autor: Ewelter Rocha (Universidade de São Paulo – USP / Universidade Estadual do Ceará – UECE)

Resumo

Este estudo realiza uma etnografia das formas e das expressividades sonoras relativas à devoção romeira presente no município de Juazeiro do Norte – CE, um dos maiores centros de romaria popular do Brasil. A ausência de prescrições litúrgicas e de ingerência eclesial sobre os modos de devoção, bem como a inexistência de legislação doutrinária que administrasse o campo do estético pertinente à religião, deixaram a cargo da tradição popular a elaboração de sua própria suma, relativa ao modo de ver e ouvir o mundo, seja no domínio espiritual, seja no âmbito social, estabelecendo-se uma orientação devocional que vê nas práticas penitenciais o único caminho para a salvação da alma. Partimos da hipótese que postula a existência de uma forma-sacrifício, a qual encerra uma pletora de signos culturais e religiosos instaurados no repertório musical tradicional e no corpo durante o ato de cantar. A noção de Consagração (Mauss e Hubert) embasa teoricamente nosso argumento.

Palavras-chave: Bendito. Catolicismo popular. Sacrifício. Juazeiro do Norte. Lamentos.

Abstract

This ethnographic study carries out an analysis of the sound shape and expressiveness related to the romeira devotion present in Juazeiro do Norte – CE, which is one biggest centers of popular romaria (pilgrimage) in Brazil. The absence of liturgical guidelines and interference on the types of devotion, as well as the inexistence of a dogmatic legislation to regulate the aesthetic field regarding religion, led the elaboration of the suma by the popular tradition, which is related to the way of seeing and hearing the world, either on the spiritual domain or on the social sphere, establishing a devotional orientation that considers the penitential practices as the only way to achieve the salvation of the soul. We part from the hypothesis that postulates the existence of a sacrifice-shape, which incorporates a huge variety of cultural and religious signs inserted into the body and the traditional musical repertoire during the act of singing. We postulate the idea that the benditos singing develops the function of consecrating the body.

Key-words: Bendito. Popular Catholicism. Sacrifice. Juazeiro do Norte. Laments.






“Ofício de Nossa Senhora”

Agora lábios meus/Dizei e anunciai/Os grandes louvores/da Virgem Mãe de Deus
Sede em meu favor/Virgem Soberana/Livrai-me do inimigo/Com o vosso valor
Glória seja ao Pai/Ao Filho ao amor também/Que ele é um só Deus/Em pessoas três
Agora e sempre/E sem fim amém.
Deus vos salve, Virgem/Senhora do mundo/Rainha dos Céus/E das virgens, virgem.
Estrela da manhã /Deus vos salve cheia/Da graça divina/Formosa louçã
Dai pressa, Senhora/Em favor do mundo/Pois vós reconhece/Como defensora
Deus vos nomeou/Já LA AB ÆTERNO/Para a mãe do verbo/Como a qual criou
Terra, mar e céus/Deus a escolheu/Quando Adão pecou/Por esposa de Deus
Deus a escolheu/E já muito adiante/Em seu Tabernáculo/Morada lhe deu
Ouvi, Mãe de Deus/Nossa oração/Toquem em vosso peito/Os clamores meus(...)







Obs.: As versões apresentadas em arquivo de áudio são cantadas pela ordem de penitentes do Sítio Cabeceiras, situada no município de Barbalha-CE e por D. Edite, rezadeira de Juazeiro do Norte – CE. A primeira tem seu uso vinculado a ofícios fúnebres.

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