terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Equipamento e a Equipe

Apresentação: O acervo em vídeo do BIEV do projeto “Poeira do Tempo” é formado por gravações de saídas de campo de alguns dos orientandos das professoras Ana Luiza Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert, cujos projetos tinham como informantes alguns migrantes das regiões rurais do Rio Grande do Sul. Estas gravações possuíam não apenas entrevistas e imagens dos locais, mas também são ricas de momentos de preparação da equipe, seja o trajeto até o local da gravação ou o trato com o equipamento, e de interação entre os pesquisadores e os informantes. Os vídeos a seguir são uma amostra destes momentos e foram gravados no cemitério da cidade de Cruz Alta, onde a equipe foi guiada pelos coveiros Olívio e Jorge; e na cidade de Vicente Dutra, na preparação para a entrevista do Sr. Salvador e de sua esposa Ligia.
Fundo de origem: BIEV/NUPECS/LAS/PPGAS
Fonte: Coleção do Projeto Etnografias urbanas e coleções etnográficas das memórias dos itinerários de velhos migrantes rurais na cidade (ALCR)
Autor: Ana Luiza Carvalho da Rocha (Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq); Rafael Devos (IC CNPq); Patrick Barcelos (Bolsista IC FAPERGS);
Local: Cruz Alta/RS e Vicente Dutra/RS
Data: 20 de janeiro e 02 de julho de 1999
Tags: Os bastidores do trabalho de campo





Nenhum comentário:

Postar um comentário