quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O observar-participar da Rua Voluntários da Pátria

Apresentação: Roteiro de saída de campo a fim de conhecer um pouco mais alguns personagens da rua Voluntários da Pátria, os vendedores ambulantes.
Fundo de Origem: BIEV/NUPECS/LAS/PPGAS
Fonte: Projeto Coleções etnográficas, itinerários urbanos e patrimônio etnológico: a criação de um museu virtual. – FAPERGS/CNPq (ALCR)
Autor: Priscila Farfan Barroso – Bolsista IC/FAPERGS
Local: Bairro Centro - Porto Alegre/RS
Data de Produção: 09/02/2007
Tags: Os Bastidores do Trabalho de Campo


Para esta saída penso ser importante debruçar-me um pouco mais nos sujeitos (vendedores ambulantes) que preenchem a Rua Voluntários da Pátria, ou seja, atentar mais a esses personagens urbanos que remetem a uma “cultura popular”. Por isso a fim de entender as mediações simbólicas utilizadas por estes para oferecer os produtos seria interessante interagir um pouco mais, ainda na linha da observação participante, seja através da compra, ou mesmo observando mais atentamente o modo como organizam os produtos, quais produtos estão ali, quem cuida, quem oferece, etc.
Nesse intuito de concentrar-me em um ou dois vendedores já teria um panorama sobre o estilo de vida desse trabalhador que utiliza a rua em condições precárias para manter seu sustento. E ao mesmo tempo a possibilidade de notar algum informante potencial para me ajudar com informações nesta pesquisa relacionado as “artes de propagandiar.”
Então, ao caminhar com esta preocupação, poderei perceber as variadas ambiências por quais passo, ou seja, como estarei numa rua com diferentes disposições ao longo do seu trajeto, cada altura tenho um recorte outro devido a complexidade que se instala nesse local, e assim, espero conseguir configurar um pouco dessas sonoridades do ambiente.


Itinerário – entrarei na Rua Voluntários da Pátria através da Rua Osvaldo Aranha, caminharei devagar em direção ao Mercado Público, e voltarei ao ponto de origem. Depois seguirei conforme as necessidades.

Contexto – centro de Porto Alegre, na época do “Liquida Porto Alegre” em que os preços estão mais baixos para eliminar estoques, ainda férias escolares...

Duração - uma hora e meia

Para depois do campo – escrita do diário de campo, separando o que for observador total, observador-como-participante, participante-como-observador, e participante total para se dar conta dos processos acontecido em campo e analisar sua riqueza.

Para antes do campo – leitura do “Teoria e método em Pesquisa de Campo” de Aaron Cicourel

Nenhum comentário:

Postar um comentário