domingo, 19 de setembro de 2010

Formulário Captação de Som - Parte 2

Apresentação: Esta é uma ficha de avaliação da qualidade da gravação sonora em campo, nesta caso, uma entrevista com a principal informante da pesquisa. A vendedora ambulante escolheu a Praça de Alimentação num “lojão” do Centro de Porto Alegre para ser entrevistada, e por isso é importante avaliar o resultado da captação do som a fim de ter controle da qualidade do material que será editado.
Fundo de origem: BIEV/NUPECS/LAS/PPGAS
Fonte: Projeto Coleções etnográficas, itinerários urbanos e patrimônio etnológico: a criação de um museu virtual. – FAPERGS/CNPq (ALCR)
Autor: Priscila Farfan Barroso (Bolsista de IC/FAPERGS)
Local: Porto Alegre/RS
Data: 09 de outubro de 2007
Tags: Decupagem


4) Condições de gravação:
( ) Externa (chuva, obras, etc.):
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
( x) Interna (casa de madeira ou tijolos, cortinas, moveis estofados, etc.):

Estávamos sentadas à mesa, num canto da parede com vista para a parte debaixo do Center Shop, e talvez por isso o som esteja um pouco abafado. Não tinha muitas pessoas nesta Praça de Alimentação.



5) Condições etnográficas de gravação:
( x ) Os pontos de escuta: Toda a entrevista ocorre num mesmo local. A escolha dessa mesa no canto se deu por que a hipótese de que menos pessoas circulariam por ali. E também naquele local o música ambiente, que soava nas caixas de som do Center Shop, estava num volume mais baixo ali. Eu apontei o microfone para Maria, mas ele fica no meio de nós duas, de modo que eu estou em frente à ela.
( x ) O pesquisador em campo e suas interações: Enquanto ocorria a entrevista com Maria, um dos garçons passa o pano em nossa mesa, mas isso não interfere sonoramente na gravação. Depois uma moça, que estava sentada na mesa atrás de mim, pergunta as horas para nós, e então Maria responde. Quanto a interação com Maria, posso dizer que ela parecia disposta a contar sobre a sua trajetória social, entretanto pelo ritmo de sua fala percebe-se que houveram momentos mais profícuos em relação à outros.

( x) Experiências no campo: Ter a atenção de uma mulher mais velha, que tem experiência do trabalho na rua, e é conhecedora de regiões da cidade que eu não conheço, me deixou um pouco insegura, pois como uma menina de 23 anos que não é de Porto Alegre poderia compreender o que dizia Maria? Entretanto, a vendedora informal se preocupou em explicar cada ponto que parecia confuso para a aprendiz de antropóloga, mesmo que em alguns momentos os assuntos fossem conduzidos para outras questões.

6) Avaliação
a) Avaliação dos resultados técnicos (qualidade do áudio): A voz da fala de Maria está sempre em primeiro plano, e pode-se ouvir com clareza o que diz. Durante a entrevista a antiga camelô gesticula, faz sons com as mãos, esbarra no microfone, mas mesmo assim não a qualidade do áudio não é prejudicada.

b) Avaliação dos resultados narrativos (encadeamento de cenas, histórias que podem ser contadas, caráter etnográfico da captação, etc.):
No começo da entrevista, Maria conta sobre sua trajetória social, sem interrupções ela parece ter um discurso pronto, ou seja, encadeia certas cenas para contar como começou a trabalhar como camelô e depois saiu de Pelotas e veio para Porto Alegre. Ao mesmo tempo em que fala de sua rede de solidariedades através da condição de trabalho como vendedora de rua, dá pistas de sua narrativa biografia quando comenta sobre os maridos que teve e o relacionamento com sua família. Na fala dela pode-se captar o ritmo do trabalho informal, um aspecto aventureiro da profissão, em que se tem a melhor banca da rua, e no dia seguinte é possível perder tudo. Entre esses altos e baixos, Maria conta suas interações com outros vendedores ambulantes, entre competição e a amizades com camelôs novos e antigos, dessa forma a condição ambígua de estar na rua está presente em toda a entrevista, o que reflete a riqueza da interação que permitiu falar sobre trajetória social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário